O primeiro jornal exclusivo para o iPad, o The Daily, do grupo News Corp., é hoje apresentado no Museu Guggenheim de Nova Iorque, nos EUA. O diário obrigará a um investimento inicial de 30 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros).
O jornal será apresentado pelo grupo do magnata da comunicação social Robert Murdoch, dono da News Corp., e contará também com a presença do vice-presidente da Apple para a Internet, Eddy Cue.
A indicar pelo nome o título será diário e contará com notícias gerais, cultura e entretenimento serão alguns dos destaques da publicação, que incluirá ainda vídeos, gráficos e outras aplicações multimédia.
A entrada em cena do The Daily é uma tentativa de Robert Murdoch para reescrever o negócio do jornalismo, depois da queda das receitas de circulação e publicidade nos media tradicionais.
Em agosto, Murdoch definiu o The Daily como "uma verdadeira mudança na apresentação de notícias" e o seu projeto "número um, o mais interessante".
A equipa editorial do jornal será "modesta" e englobará jornalistas de outros órgãos detidos pela News Corp., como o Wall Street Journal.