A IDC divulgou hoje o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker” que indica um crescimento em 2010 de 9% no mercado português de telefones móveis, traduzindo-se num total de 6,1 milhão de unidades vendidas. Apesar destes valores, o quarto trimestre de 2010 ficou marcado por uma queda de 7% em relação ao mesmo período de 2009.
O crescimento anual verificado teve por base a elevada procura no segmento desmartphones, com especial destaque para os dispositivos com sistema operativo Android, cujas vendas cresceram 1.848% face a 2009.
Para este ano, estima-se uma queda de 4% neste mercado, uma tendência suportada pelos valores do quarto trimestre de 2010. A desaceleração do crescimento das vendas de smartphones e a continuação de quedas acentuadas no segmento de telemóveis tradicionais estão na base dos valores estimados para 2011.
No que se refere a marcas, a IDC conclui que a Nokia continua a ser líder no mercado português, em número de unidades vendidas, pelo que, por sua vez, a Samsung também continua a assegurar a segunda posição da tabela, embora ambas tenham assistido a uma redução das suas quotas de mercado.
Especificamente no sector dos smartphones, o top de vendas é liderado pela Nokia, seguido da Research in Motion e da Samsung. A empresa responsável pelos smartphones BlackBerry, a RIM, verifica a maior variação nos seus resultados: cresceu 113% face ao final de 2009.
Fonte: fibra.on line