A Apple apresentou uma queixa por violação de patentes contra a Samsung, acusando a companhia coreana de copiar o iPhone e o iPad, argumentando que os produtos da linha Galaxy foram especialmente desenhados para copiar os produtos da Apple. A Samsung contra-ataca e também processa a Apple.
A Apple apresentou um processo na justiça norte-americana afirmando que a forma como os dispositivos Galaxy (smartphones e tablets) operam infringe as patentes na posse da companhia de Steve Jobs, nomeadamente na utilização dos gestos no ecrã/tela, bem como na cor e forma retangular do iPhone e do iPad.
“Não é coincidência que os últimos produtos da Samsung se pareçam tanto com o iPhone e com o iPad, desde o formato ao hardware, passando pela forma como o usuário interage e até na embalagem” afirmou à agência Bloomberg Steve Dowling, porta-voz da Apple, para quem “este tipo de cópia descarada é errado e quando empresas roubam as nossas ideias temos de proteger a propriedade intelectual da Apple”.
A Samsung já reagiu afirmando que vai interpor uma contra-ação em que o visado é a Apple. “A Samsung vai responder ativamente contra esta ação, através de medidas legais apropriadas para proteger a nossa propriedade intelectual”, afirmou um porta-voz da empresa sul-coreana à AFP, sublinhando que a companhia suspeita que a Apple tenha copiado as patentes de tecnologia wireless.
Já em Fevereiro, a Apple tinha processado a HTC por considerar que a tecnologia Sense Ui copiava a forma como os seus dispositivos funcionam. Na altura, os mídia perguntaram porque é que a empresa da maçã não processava outros operadores que utilizam os sistemas operativos Android e Windows Phone.
Com a disponibilização do iPad, a Apple inaugurou uma nova era na mobilidade e esta é uma guerra que tem como pano de fundo a supremacia no mercado dos dispositivos móveis. A Apple lidera confortavelmente nos tablet e o Samsung Galaxy Tab é o primeiro iPad Killer a ser anunciado a preços semelhantes, depois das transformações feitas no seu design.
Já nos smartphones, os dispositivos que correm sobre sistema operativo Android são já os que mais vendem e tanto a Samsung como a HTC as empresas que mais crescem neste segmento. A Apple prepara-se para responder com o lançamento do iPhone5.
A ação judicial da Apple contra a Samsung e a resposta “ativa” já prometida pela companhia coreana ganham especial interesse quanto a empresa de Steve Jobs é o segundo maior cliente da Samsung, tendo apenas sido ultrapassada em 2010 pela Sony. A Samsung fornece a Apple de semicondutores e ecrãs/telas, tendo a empresa norte-americana comprado um total de 5,7 bilhões de dólares de componentes.
Este dado é relevado pela própria Samsung. A AFP cita um responsável não identificado como afirmando que “A Apple é um dos nossos clientes-chave de semicondutores e ecrãs/telas. Contudo, não temos outra escolha senão respondermos com força desta vez”.
Fonte: techenet