Pagina optimizada para Google Chrome

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um novo vírus descoberto pelas autoridades iranianas

As autoridades iranianas dizem ter encontrado um novo vírus de computador concebido especialmente para infectar as instituições governamentais do país. O Stars, nome atribuído pelas autoridades iranianas, fez pequenos danos nos sistemas, segundo informação do chefe das organização iraniana de defesa civil.

Se se tratar, de facto, de um vírus novo, será o segundo este ano a atacar as instalações iranianas.

Recorde-se que foi descoberto um vírus em Julho de 2010, Stuxnet, alegadamente criado para assumir o controlo dos equipamentos usados no programa nuclear iraniano. Gholan Reza Jalali, chefe militar da Organização Iraniana de Defesa Passiva, disse a semana passada que o Stuxnet foi obra dos Estados Unidos da América. A sua injecção nos sistemas iranianos poderia ter causado acidentes graves, com perda de vidas humanas, segundo Jalali.

A Symantec analisou o vírus e confirmou que, embora se tenha propagado pela internet, o seu objectivo era infectar determinado tipo de controladores industriais. Acredita-se que a sua função era infectar as instalações iranianas de enriquecimento de urânio em Natanz, com foco nas centrifugadoras.

A maioria dos especialistas que analisaram o Stuxnet disseram que a probabilidade de ter sido desenvolvido pelos serviços de inteligência de um Estado é bastante grande, dada a dimensão e complexidade do seu código.

Quanto a este novo vírus, o Stars, Jalali diz que ele “está a ser analisado nos laboratórios” e que levará algum tempo a estabelecer a sua finalidade e atribuir responsabilidades.

Notícia publicada em lusapress.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...