Pagina optimizada para Google Chrome

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Baidu e governo chinês processados nos EUA por censura

O maior motor de busca chinês e o governo de Pequim foram alvo de um processo por censura nos EUA

O processo foi apresentado por oito residentes em Nova Iorque e tem por base a censura que, dizem, estar a ser efectuada pelo Baidu, o motor de busca mais utilizado na China, aos discursos pró-democracia.

Estes cidadãos alegam que a empresa detentora do motor de busca está ao serviço das autoridades chinesas pelo que censura, nas pesquisas efectuadas via Baidu, todos os resultados que sejam desfavoráveis ao governo.

Quando questionado sobre este processo o porta-voz do Baidu não quis fazer comentários. Já a representação diplomática chinesa nos EUA, adiantou que «a China garante a liberdade de expressão dos seus cidadãos de acordo com o que está consagrado na lei».

O porta-voz do governo chinês, Jiang Yu, numa conferência de imprensa, em Pequim, também se referiu a este assunto, adiantando que «a forma como o governo chinês controla a Internet está em conformidade com as leis e as normas internacionais e é uma questão de soberania. E segundo a lei internacional, os tribunais estrangeiros não têm competência para julgar esta matéria»

Fonte
sol.sapo.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...