Os gigantes do mundo da Internet reúnem-se em Paris na próxima semana para a primeira edição do e-G8: os donos do Facebook, Google, Amazon e e-Bay serão algumas das personalidades presentes.
Durante dois dias, os donos da World Wide Web vão participar, em Deauville, em debates e mesas redondas sobre os desafios da economia digital, a sociedade e os media. Vão defender as suas visões sobre a Internet e qual o modelo económico necessário para garantir o seu desenvolvimento e sustentabilidade.
O endereço de e-G8 foi criado pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy (presidente do G8), quando preparava a tradicional Cimeira de chefes de Estado e de Governo.
«A Internet é um fenómeno importante do nosso tempo, que nunca foi tratado como tal no âmbito do G8 ou outras cimeiras internacionais. Os chefes de Estado querem ouvir as personalidades do mundo da Internet sobre a sua visão para o futuro», afirmou fonte da presidência francesa em declarações à agência de notícias France Presse.
Da agenda do e-G8, que decorre terça e quarta-feira, constam temas como o impacto sobre o crescimento da Internet, o respeito pela privacidade e propriedade intelectual ou o desenvolvimento de redes.
Algumas associações, como o movimento antiglobalização Attac, condenou a iniciativa por ter uma visão puramente económica e se ter esquecido de convidar a sociedade civil e utilizadores da Internet.
A WWW pode ameaçar governos e governantes, como ficou demonstrado pelas revelações de sites como o Wikileaks.
Fonte
sol.sapo.pt