A Google deu um passo pouco comum e que consiste em anunciar o seu novo serviço de "ofertas diárias" na sua popular página inicial, o mais recente sinal de que o sucesso imediato do líder de mercado Groupon está a influenciar os seus rivais, levando-os a reagir.
Com a concorrência de muitos serviços semelhantes em todo o mundo a aumentar, nos últimos dias, assistimos também aos primeiros sinais de agitação neste concorrido mercado. Uma semana já de si marcada pelo fim da experiência do Facebook, que experimentou vender ofertas diárias com descontos aos seus utilizadores.
Por norma, a Google só usa a sua página, bastante simples, para promover serviços que considera estrategicamente importantes para o todo da empresa, como é o caso do ‘browser' Chrome e do smartphone Nexus, que funciona com o sistema operativo Android. A empresa do motor de busca viu gorados, no ano passado, os seus esforços para comprar a Groupon, grupo cujo serviço de ofertas diárias tem sido visto como pioneiro para abrir um mercado de publicidade local - com enorme potencial e dimensão -.
O novo serviço ‘Offers', foi anunciado em Nova Iorque, e descrito como um negócio envolvendo o Museu Norte-Americano de História Natural.
Usar a página principal para anunciar o serviço é uma "prova do quão sérios e determinados estão no que toca o serviço Offers", afirmou Greg Sterling, analista norte-americano de comércio online. A táctica da empresa no que toca à publicidade é também um sinal de que a Google não estava em vias de se retirar o serviço de notícias diárias como o Facebook fez, acrescentou.
Apesar da saída da empresa de Zuckerberg ter sido recebida com surpresa, a decisão de outra empresa norte-americana, a Yelp, em voltar atrás com algumas das suas operações, parece confirmar que a concorrência está a "atacar". Jeremy Stoppelman, CEO da Yelp, afirmou que esta retirada ocorreu depois de "ter percebido junto de algumas categorias de negócio - muito populares, por sinal - que as ofertas diárias não eram viáveis para a empresa do ponto de vista económico, o que levanta dúvidas quanto à sustentabilidade de reduções diárias neste tipos de negócios".
Sterling assumiu que com 600 ou 700 empresas em todo o mundo a copiarem o sucesso da Groupon, o mercado de ofertas diárias está demasiado concorrido, com o risco de tanto consumidores como comerciantes se confundirem com os serviços de muitos rivais.
Fonte: economico.sapo.pt