O pai de uma menina de 12 anos da Irlanda do Norte está processar o Facebook por causa de umas fotografias com pouses "sugestivas" da jovem.
Na avaliação do pai, as fotos - colocadas pela própria filha - colocam a menina em risco de ser alvo de pedófilos na internet.
O Facebook, e em tese, não aceita usuários com menos de 13 anos, mas o processo judicial argumenta que o controle é falha na prática.
"(O Facebook) confia que as crianças colocam a sua idade real e não faz nenhum controle", disse a advogada do pai, Hilary Carmichael. "Uma verificação da idade, como (uma exigência) o número de passaporte, seria uma medida simples de implementar".
A advogada afirmou que as imagens colocadas pela menina de 12 anos, cujo nome não foi divulgado, eram "sexualmente explícitas".
"Ela aparece muito produzida, em poses provocantes, aparentando ser mais velha", disse a advogada. As fotos estariam acompanhadas de detalhes pessoais da menina, incluindo a morada e a escola que frequenta.
A queixa, apresentada na Justiça de Belfast, alega que o Facebook é "negligente" e criou um "risco de danos físicos e sexuais" para a menina.
Carmichael admite, porém, que a jovem foi responsável pela colocação das fotografias - ela inclusive abriu uma nova conta no Facebook depois que seu pai ter fechado sua conta original.
O pai alegou, segundo o jornal britânico "The Daily Mail" que sua filha "é jovem demais para entender o que está a fazer. Ela está com problemas e com um comportamento autodestrutivo. Por isso está em terapia".
Procurado pela reportagem da BBC Brasil, o Facebook ainda não comentou o caso.
Fonte: uol.com.br