Mais uma vez surgiu um esquema no Facebook que promete aos utilizadores um botão “dislike”. Não abra a porta a um código malicioso.
Os “scammers” das redes sociais sabem bem que uma das melhores estratégias para causar o caos é fingir oferecer às pessoas aquilo que a rede não dá. É o caso do esquema já recorrente no Facebook em que, mediante o clique num link, é prometido aos utilizadores a instalação de um botão de “dislike”.
Este botão não existe e nunca poderia ser oferecido por outra entidade que não o próprio Facebook. Mas tal como a funcionalidade de saber quem viu o seu perfil, os charlatões informáticos sabem o quanto as pessoas dificilmente resistem a este tipo de ofertas.
A empresa de segurança Sophos deu o alarme na segunda-feira: corre um novo esquema no Facebook, desta vez mais complexo do que os anteriores, que oferece um botão de “dislike”. Na verdade, quem clicar no link, enviará a mensagem a todos os respetivos amigos e estará igualmente a descarregar um javascript oculto para o computador.
O esquema, de acordo com a Sophos, terá feito a maior parte dos danos durante o fim de semana, não estando agora visível na rede. O que não garante, no entanto, que já não esteja ativo. Novas ferramentas de segurança do Facebook poderão ter ajudado a minorar os danos, mas também é possível que o esquema tenha encontrado forma de não aparecer nas pesquisas públicas.
A melhor maneira de se proteger deste tipo de “ofertas” é, obviamente, rejeitar as ofertas de botões de “dislike” ou informação sobre quem terá acedido ao seu perfil. Ignore ou denuncie-as e nunca insira os seus dados sem saber se é seguro. Tenha ainda atenção à origem das aplicações, escolha apenas as certificadas por fontes seguras.
Fonte
movimentomilenio.com