O Skype pode vir a estar no centro de uma disputa entre o Facebook e a Google. De acordo com informações veiculadas pela Reuters, ambas as empresas têm conversado com os donos do serviço de voz sobre IP. As conversações têm servido para explorar a possibilidade de aquisição ou parceria com a empresa.
As informações veiculadas pela agência noticiosa, que cita fontes do mercado, indicam que o Facebook tem procurado chegar a acordo com o Skype para formar uma joint-venture, ou mesmo para adquirir o serviço. Se o negócio avançar para a aquisição, os valores em questão podem rondar os 3 a 4 mil milhões de dólares.
Contudo, a informação de uma das fontes da Reuters assegura que quer no caso do Facebook quer no caso da Google, o objectivo é mesmo avançar com uma parceria estratégica.
O Skype foi comprado pelo eBay em 2005 por 2,6 mil milhões de dólares. Em 2009 o site de leilões assumiu o interesse em vender o negócio e acabou por fazê-lo em Setembro, mantendo 30 por cento do capital mas passando o controlo das operações para um grupo de investidores que pagaram 2,75 mil milhões de dólares pelo activo. Em Agosto do ano passado foram detalhadas intenções de dar inicio ao processo de dispersão do capital da empresa em bolsa.
Vale também a pena sublinhar que Facebook e Skype já mantêm uma parceria desde Outubro de 2010, que permitiu a integração de serviços. O acordo, leva os contactos do Facebook para o programa que oferece chamadas de voz sobre IP, videoconferência e troca de mensagens instantâneas, permitindo a interacção com a lista de amigos na rede social, também a partir do Skype.