Segundo uma notícia publicada na Mashable, o Facebook introduziu um programa que oferece aos consumidores um incentivo financeiro para verem anúncios no site.
O Facebook começa agora a recompensar os utilizadores que vêem determinados anúncios com os chamados “Facebook credits”, a moeda virtual do Facebook que irá tornar-se o meio de pagamento oficial a partir de Julho 2011. A partir desse dia todos os responsáveis pelo desenvolvimento de jogos sociais na plataforma terão que aderir a este processo de pagamento através dos “Facebook Credits”, actualmente aceites em mais de 350 aplicações de mais de 150 “developers”, nomeadamente de 22 do Top 25 jogos do Facebook.
Numa fase inicial este incentivo, em média, irá ser equivalente a um crédito, ou seja 10 cêntimos. Os anúncios visados serão maioritariamente nos jogos. Crowdstar, DigitalChocolate e Zynga estão entre alguns dos jogos considerados. O Facebook está a trabalhar igualmente com Sharethrough, Social Vibe, Epic Media e SupersonicAds para fornecerem os anúncios no programa assim como TrialPlay que disponibilizará as estatísticas.
Dan Greenberg, CEO do Sharethrough refere “ O movimento do Facebook representa um passo em frente ao nível da publicidade sem interrupção. Greenber, cujos clientes incluem a Microsft e a Nestlé afirma que a sua rede não irá disponibilizar publicidade tradicional mas sim “brand entertainment” que os consumidores irão desejar ver e partilhar com os amigos.
Incentivat os consumidores a ver anúncios é uma solução para as baixas taxas de click nos banners do Facebook.Esta novidade surge na sequência do site ter expandido o seu programa Credits que permitia aos consumidores comprar produtos do mundo real publicitado no FacebookDeals.