O Registo Nacional de Objetos Digitais (RNOD) é apresentado hoje às 11:00 na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, numa cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle.
O RNOD “é um agregador de conteúdos bibliográficos digitais e digitalizados disponibilizados em rede por instituições portuguesas e que integrará o Portal Europeana”, explicou à Lusa o diretor da BNP, Jorge Couto.
O Registo está principalmente vocacionado para conteúdos de acervos de bibliotecas ou de outras organizações detentoras de coleções bibliográficas, cobrindo espécies manuscritas e publicações de variada tipologia como texto, imagem, som, música, cartografia e iconografia.
A participação no RNOD é livre e gratuita para qualquer organização portuguesa, pública ou privada, sendo garantida pela BNP.
O responsável adiantou à Lusa que duas entidades portuguesas já se mostram interessadas em aderir ao RNOD, designadamente a Assembleia da República, a Universidade de Lisboa e a Biblioteca Virtual do Instituto Camões.
Jorge Couto afirmou que estão previstas apresentações do RNOD em Coimbra e no Porto, em datas a anunciar.
O Registo foi definido por Couto como “um centro de pesquisa e acesso, um instrumento para a racionalização e colaboração em projetos de digitalização”, salientando que é “um meio de internacionalização de conteúdos culturais portugueses”.
“O desenvolvimento do RNOD insere-se numa estratégia mais vasta desenvolvida em conjunto pelos organismos gestores de património móvel do Ministério da Cultura – abrangendo os arquivos, museus, bibliotecas e arquivos de imagens em movimento - que se consubstancia na iniciativa Cultura.pt, lançada em julho do ano passado”, informa uma nota da BNP.
Fonte: sapo.noticias