A Microsoft divulgou esta semana as primeiras imagens da nova versão do seu sistema operativo, que, pelo menos por enquanto, continua a ser designado de Windows 8.
A nova versão do sistema operativo da gigante de Redmond, que já confirmou o seu lançamento para 2012, foi classificada como uma abordagem totalmente nova ao Windows,"do chip ao interface", concebida para se adaptar tanto aos tradicionais PCs como a dispositivos compostos apenas por interfaces tácteis e pequenos ecrãs.
O resultado é um sistema operativo que, à primeira vista, se assemelha mais ao último Windows Phone do que ao Windows 7, pelo menos do ponto de vista gráfico.
Há mesmo quem levante a hipótese de empresa estar a preparar uma convergência das duas plataformas, no futuro. Um indício pode ser o anunciado suporte do Windows 8 também para a arquitectura ARM.
Durante a apresentação, que teve lugar numa conferência do blog All Things Digital, a empresa detalhou algumas das principais novidades a esperar do seu próximo sistema operativo.