São pouco mais de meia dúzia os sites portugueses que se juntaram ao IPv6 Day, uma iniciativa mundial que hoje assinala mais um passo na mudança para o novo protocolo de Internet que vem alargar o número de endereços disponíveis.
O SAPO está entre os sites do grupo PT que disponibilizam uma versão IPv6, uma iniciativa à qual também aderiu a Zon com um site especialmente preparado para assinalar este dia e ainda o Público, como o TeK já tinha escrito. A Claranet, fornecedor de serviços de alojamento e conectividade, é outras das entidades preparadas para o IPv6, a que também se soma a rede acedémica, gerida pela FCCN, embora nem todas as entidades estejam preparadas.
Mas há mais sites portugueses que disponibilizam acesso em IPv6 e que constam da lista de participantes preparada pela Internet Society. Os sites rackspot.com/pt/, o hwww.telepizza.pt, www.clubefashion.com, www.bitcanal.pt e www.mundopt.com passam no teste de validação de IPv6.
Os leitores do TeK também sugeriram mais alguns sites que passaram no teste do validador de IPv6:www.webhs.pt, www.ipb.pt, www.zwame.pt e www.webtuga.pt.
Segundo dados disponibilizados numa mailling list especializada em IPv6, o site do Instituto Superior Técnico duplicou hoje o tráfego a partir da meia noite na sequência da participação no programa.