Pagina optimizada para Google Chrome

segunda-feira, 25 de julho de 2011

App portuguesa quer ajudar a organizar as finanças pessoais

No ano passado Hugo Ferreira decidiu aplicar os seus conhecimentos profissionais de programador para desenvolver uma aplicação para controlar as suas finanças pessoais. Suportada em ambiente cloud, o que permite a utilização com vários sistemas operativos, o Personal Finances foi sendo alargado a amigos e conhecidos e já conta com centenas de utilizadores. 

O ambiente gráfico é uma das mais valias da aplicação, que simplifica a utilização, mas o programador decidiu estender as funcionalidades aos smartphone e tablets e lançou nas últimas semanas duas aplicações, uma para Android (smartphones e tablets) e outra para o BlackBerry PlayBook (BlackBerry Tablet OS). Em entrevista ao TeK Hugo Ferreira adianta que o objectivo é que a aplicação esteja disponível para desktop, nos sistemas operativos Windows, Mac e Linux, através da maioria dos browsers, e ainda em terminais móveis, permitindo a sincronização entre todas as plataformas.


"Quando o utilizador estiver em frente a um computador, muito certamente terá uma ligação à Internet e poderá usar a versão desktop mas quando se encontrar em movimento, com falta de um computador e até mesmo sem uma ligação à Internet, poderá registar as suas despesas no seu telemóvel/tablet que costuma ter à mão e mais tarde quando se encontrar numa zona WiFi ou tiver uma ligação 3G, sincronizar com a base de dados central ao qual acede a versão desktop", refere o criador do Personal Finances. Esta não foi a primeira experiência de Hugo Ferreira nas plataformas móveis BlackBerry e Android, onde tem outra aplicação, o GliControl. 


De início a decisão foi de não investir no iOS, devido aos custos de entrada neste mercado, que são de 99 dólares, a renovar anualmente. Mas o processo já foi feito esta semana e Hugo Ferreira está a tratar de todo o processo para que "dentro de poucas semanas" a aplicação também esteja disponível na loja da Apple. Entre as principais dificuldades encontradas no processo, Hugo destaca a de "incluir todas as funcionalidades da edição web num edição mobile que é limitada em termos de recursos, principalmente na resolução dos ecrãs e adaptar a filosofia da aplicação para uma filosofia gestual". Os modelos de publicação nas app stores também não facilitam a vida aos programadores. Foi muito simples disponibilizar a aplicação do "Google Market" que não obriga a grandes validações, mas o BlackBerry App World já foi "muito demorado". "Não existe documentação com os passos a seguir para se publicar neste market [BlackBerry App World] e foi necessário ultrapassar muita burocracia. Cada aplicação (incluindo updates), leva cerca de 1 semana até ser aprovado e disponibilizado para os utilizadores (mesmo que seja a simples actualização do descritivo da aplicação) no entanto este market não cobra aos programadores por disponibilizarem as suas soluções". Os objectivos para as aplicações nas plataformas móveis são elevados. O programador adiantou ao TeK que pretende ultrapassar os 10 mil downloads nos 3 mercados. Para já o preço para Android é de 4,99 euros, enquanto os utilizadores de BlackBerry têmd e pagar um pouco mais, 14,99 dólares. Hugo Ferreira garante que não vai ficar por aqui. Apesar de trabalhar numa "software-house nacional de desenvolvimento de um software de gestão conhecido", o programador diz que a médio/longo prazo quer "desenvolver mais aplicações para sistemas móveis e vir a estabelecer parcerias com entidades relacionadas com as áreas de cada aplicação por forma a aumentar a notoriedade das mesmas e consequentemente incrementar o número de downloads e receitas". Para já tem algumas negociações em curso para a aplicação GliControl e espera vir a conseguir estabelecer parcerias também com a aplicação Personal Finances.

Fonte
tek.sapo.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...