A Google decidiu não renovar as imagens que suportam o serviço de vistas de rua (Street View) do Google Mapas, na Alemanha. As imagens de cerca de 20 cidades que já se encontram online vão continuar disponíveis, mas a empresa não pretende actualizar estes conteúdos e nem diversificá-los.
Vale a pena recordar que desde o lançamento do Street View que a Google tem tido problemas na Alemanha. Questões de privacidade dos utilizadores foram levantadas desde a primeira hora e a justiça foi chamada a pronunciar-se sobre o direito da empresa de Internet para recolher imagens de casas, automóveis e pessoas.

Para além da Alemanha, o Street View tem gerado polémica em diversos outros países. As questões da privacidade estão sempre no centro da discórdia, embora a Google garanta o uso de tecnologias para desfocar rostos, matrículas e outra informação sensível.
Quando o sistema automático não funciona correctamente, o utilizador tem ainda a possibilidade de requerer à empresa uma edição de imagem mais aprimorada, que corrige desfocagens menos eficazes.
Um dos últimos países onde o tema foi notícia foi na Suíça, que também levou o caso a tribunal. A decisão judicial, conhecida na semana passada, impõe à empresa de Internet medidas mais efectivas no disfarce de dados que permitam identificar pessoas, veículos e outra informação relevante.
Fonte: sapo.tek