Pagina optimizada para Google Chrome

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux

O senso comum diz-nos que a grande maioria das pessoas, das empresas e das organizações , ‘confiam’ na Microsoft no que toca à tecnologia, e utilizam o Windows nos mais diversos equipamentos informáticos. Muitas vezes esta ideia pode estar associada com a noção que temos, generalizando, que ainda há muito desconhecimento de outros sistemas operativos. Mas essa realidade está a mudar a passos largos. As pessoas e as empresas estão a dar lugar a outras ‘alternativas’ e, segundo a NetMarketShare, apesar de o SO Windows liderar o mercado com 88, 29%, o SO MAC já apresenta um share na ordem dos 5,3%, enquanto que o Linux se encontra com 0,95%. São resultados que à primeira vista podem parecer pequenos, mas na realidade fazem toda a diferença.
1.DEPARTAMENTO DE DEFESA DOS EUA
Segundo o site Linux o Departamento de Defesa Americano possui instalada, a maior base única para o Red Hat Linux existente no mundo.
“O software de open source é parte da estrutura de rede integrada que liga e permite que o nosso comando e o sistema de controlo funcionem eficazmente; as vidas das pessoas dependem disso. […] Quando actuámos em Bagdade, utilizámos open source, e era, de facto, Red Hat” – Nick Justice, Major-General e Director Adjunto do Programa oficial do Exército ‘Program Exercutive Office’

2.FROTA DE SUBMARINOS DA USNAVY (USA)
Segundo um artigo da Free Software Magazine, a frota de submarinos nucleares da US Navy usam como sistema operativo GNU/Linux.

3. CIDADE DE MUNIQUE, ALEMANHA
Munique migrou 14.000 dos seus desktops para uma distro Linux gratuita. A opção escolhida foi Debian, devido ao preço e ao grau a que pode ser personalizada de forma a atender às necessidades municipais de computação. O Ministério alemão, bem como a cidade de Viena, também realizaram a migração para Debian em 2005. Munique é a autora do LiMux, um projecto utilizado para a migração dos computadores para SO open source.

4. ESPANHA
Segundo indica o seguinte artigo, a Espanha é um dos países que mais defende a integração do Linux no Governo. A partir de 2002 este SO “espalhou-se” muito rapidamente no país, e na Espanha nasceu a distro Linux designadaLinEx, baseada em Debian e tendo como ambiente gráfico padrão o Gnome. O Governo esforça-se para promover a utilização do SO open source, distribuindo CDs de instalação em escritórios, revistas e mesmo em jornais diários.

5. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA)
A Federal Aviation Administration são um dos membros do governo americano, que mais se mostra contente com a sua escolha na mudança para Linux.
“Completámos a migração para Red Hat Enterprise Linux num terço do tempo previsto, e poupámos 15 milhões de dólares” – FAA

6. PARLAMENTO FRANCÊS

Foi em Novembro de 2006 que esta instituição fez a alteração do Windows para o Ubuntu, conforme indica o ZD Net.
“1154 postos de trabalho a correr Linux, com OpenOffice.org, Firefox como browser e um cliente de e-mail open source”

7. BANCO INDUSTRIAL E COMERCIAL DA CHINA

O relatório do InformationWeek refere que o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) decidiu instalar Linux em todas as suas 20 mil agências. O gigante banco é também dono de uma licença de utilizador ilimitada, o que representa a maior implantação do SO open-source no sector financeiro chinês.

8. ESCOLAS E FACULDADES PAQUISTANESAS

No ano de 2004, o Governo paquistanês, lançou uma Unidade de Tecnologia de Mobilização de Recursos para promover o open-source, entre eles Linux. Após o sucesso desta iniciativa, o Paquistão começou a utilizar cada vez mais o SO Linux nas escolas públicas, faculdades e também nos computadores dos sistemas governamentais.

9. CUBA
Não sendo fã do capitalismo, Cuba desenvolveu a sua própria distribuição Linux, designada “Nova”, que substituiu o Windows. Segundo consta, esta alteração não foi motivada por custos ou pela tecnologia em si, mas foi sim “ a última frente de batalha da ilha comunista contra aquilo que vê ser a hegemonia dos EUA”. O Sistema Operativo Nova foi apresentado numa conferência realizada em nome da “soberania tecnológica” onde o essencial seria substituir o Microsoft utilizado na maioria dos computadores na ilha.

10. MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DA MACEDÓNIA

Segundo fonte do Ubuntu, em Novembro de 2007 todos os alunos macedónios já estariam a utilizar e a trabalhar com computadores equipados com Linux Ubuntu, pertencente ao programa “Um computador para cada criança” criado naquele país. Mais de 180.000 locais foram abrangidos pelo projecto que já foi descrito como sendo o maior cliente conhecido na implantação de Linux em desktops jamais realizada. O próprio ministro da Sociedade da Informação da Macedónia referiu mesmo que “é o maior e mais importante projecto de educação realizado nestes 15 anos de História da República da Macedónia.

11. SERVIÇO POSTAL DOS EUA

O Serviço Postal dos Estados Unidos é mais uma das organizações a utilizar como SO o Linux, no entanto apenas por razões puramente técnicas. A organização utilizou o Windows NT até este chegar ao seu fim, e depois passou a utilizar mais de 900 clusters Linux de forma a conseguir uma triagem do correio da nação em massa. A tecnologia utilizada pertence à Pacific Northwest Software, que explica em profundidade a migração realizada no Serviço Postal para uma infra-estrutura baseada em Linux.

12. TRIBUNAIS FEDERAIS DOS EUA

Os Tribunais Federais americanos dependem do Linux para todo o tipo de tarefas administrativas, inclusivé a gestão de processos, manutenção de finanças, liberdade condicional, contabilidade e serviços de pré-julgamento. Já desde Novembro de 2003 que o Linux é utilizado nos tribunais federais, depois que a PEC Solutions realizou a chamada “migração do Poder Jurídico Federal para um sistema baseado em Linux”

13. GOVERNO DA CIDADE DO MÉXICO

Segundo um artigo da Wired de 2001, intitulado “Mexico City Says Hola to Linux”, o governo da Cidade do México não poderia justificar mais o crescente custo do Microsoft Windows, uma vez que o Linux apresenta um custo de software muito baixo.
O coordenador técnico da cidade, José Barberán, anunciou em entrevista à Wired, planos para alterar todos os computadores da cidade para o SO Linux e utilizar o dinheiro economizado para financiar programas de bem-estar social. Assim, o cenário de redução de custos ao migrar-se para um Software open source mostrou ser uma escolha lógica para o governo.

14. GARDEN GROVE (CALIFÓRNIA)
Garden Grove deve ter sido dos primeiros locais a adoptar Linux como Sistema Operativo, uma vez que a migração ocorreu em 1995, como indica o Linux Journal. Na altura da migração, a cidade encontrava-se em crise, e optou por dar uma oportunidade ao Linux. Foi a solução dos problemas, uma vez que descobriram que se consegue poupar muito dinheiro e, assim, decidiram colocar Linux no resto da cidade, mesmo nalguns desktops.

15. LARGO (FLORIDA)
Em 2003 o artigo do Linux.com “Largo Loves Linux More Than Ever” demonstra como é que Largo, Florida, passou a depender tão fortemente de Linux. Primeiro, Largo obteve resultados satisfatórios na utilização de Linux nos computadores espalhados pela cidade. De seguida houve a ideia de colocar terminais baseados em Linux em todos os carros de polícia. Os administradores de sistemas Linux de Largo também foram referenciados, pelo artigo, como dos sysadmin menos preocupados e mais calmos.

16. CORREIOS DA REPÚBLICA CHECA
Foi em 2005 que os Correios da República Checa migraram para Linux. A distro escolhida foi a SuSe, e funciona em 4.000 servidores de 3.400 estações de correios por todo o país, bem como em 12.000 terminais de clientes, usada por cerca de 20.000 funcionários. O custo foi, mais uma vez, uma força maior e um dos grandes motivos para a migração de Windows para o Sistema Operativo Open Source.

17. ESCOLAS DA RÚSSIA

Em 2007 a nação Russa anunciou que o software Linux iria começar a ser o utilizado em todas as escolas. Um artigoda BBC referiu que, antes desta medida, eram muitas as escolas russas que desenvolviam cópias ilegais do SO da Microsoft, mas desde que a Rússia aderiu à World Trade Organization (WTO) que esta já não é uma prática aceite. Assim, invés de se comprar licenças para o software que era pirata, a Russia optou por aderir a um SO livre, Linux. Apesar de admitirem que a maioria dos professores e estudantes não tinham nenhuma experiência em Linux, os oficiais de educação da Russia dizem sentir que a transição para o software Linux foi boa e irá servir os propósitos e necessidades das escolas.

18. UNIVERSIDADES DA ALEMANHA

O artigo de 2007 da Computer Weekly refere que as Universidades da Alemanha utilizam Linux. Cerca de 560 mil estudantes alemães e milhares de funcionários, espalhados por 33 universidades trabalham com sistemas Linux daNovell. A distro escolhida foi a SuSe Linux Enterprise Desktop devido à sua flexibilidade nas TI, quando comparada com outros softwares proprietários.

19. GEORGIA

O Estado Soviético da Geórgia começou por colocar todos os computadores de uma escola, e clientes LTSP a correr Linux, utilizando principalmente Kubuntu, Ubuntu e Fedora, em meados de 2004. Georgia foi, mais uma adicionada à longa lista de países com poucas possibilidades, que optaram por poupar com o sistema operativo Linux, a pagar licenças caras com o Windows.

20. FILIPINAS
O ComputerWorld indica que a mudança das Filipinas para Linux é referido como uma promoção à revolução da Educação. Depois da implantação, bem sucedida, de 13.000 Fedora Linux a partir de um subsídio do governo, novos planos surgiram para a implantação de mais 10.000 baseados em Ubuntu. Ao que tudo indica, e já vem sendo hábito, a popularidade do Linux nas Filipinas deveu-se ao seu baixo custo tanto de instalação como manutenção.

21. ESTADO INDIANO DE TAMIL NADU

Depois de ter sido posto fora por tácticas de agregação da Microsoft para utilizadores académicos, o estado indiano de Tamil Nadu decidiu distribuir 100 mil PCs aos estudantes. Esses PCs eram para ser vendidos para estudantes pelo preço de 800 dólares, ou seja um desconto considerável em comparação ao valor da venda a retalho. O governo de Tamil pretendia adquirir à Microsoft a licença para windows a um preço de 12 dólares para cada PC, no entanto a empresa americana manteve-se firme nos $57, o que levou o Estado Indiano de Tamil Nadu a migrar para Linux de imediato.

22. ESCOLAS DA SUIÇA

Em Setembro de 2008 a Suiça converteu 9.000 dos seus computadores para Linux, passando a usar o OpenOffice.org e um conjunto de ferramentas de produtividade nos escritórios de Genebra. Mais uma vez, as motivações da Suiça foram os valores de licenciamento.

23. BOLZANO (ITÁLIA)
A cidade italiana de Balzano, com uma população estudantil a rondar os 16.000, passou a usar uma distribuição personalizada do Linux em todas as suas escolas, no ano de 2005.

24. KERALA (ÍNDIA)

Segundo indica o artigo da Rediff em Setembro de 2006, cerca de 1,5 milhões de estudantes de 2650 escolas governamentais do ensino secundário, deixarão de usar o SO Windows. Os computadores foram migrados para o software GNU/Linux e os alunos começaram a desenvolver e realizar as actividades educacionais, como as de processamento de texto, através do software OpenOffice.org. Um dos funcionários de uma das escolas de Kerala, indica que a partir de agora o SO open source será o único utilizado para o ensino de informática nas escolas. Kerala procedeu também a um programa de formação de 56.000 professores em Linux.

25. ONE LAPTOP PER CHILD

O programa One Laptop Per Child é um programa construido à volta do OLPC XO-1 que, segundo a Wikipédia trata-se de um PC de baixo custo, com Linux e que será distribuido por milhões de crianças como parte do projecto Um “laptop” por criança, com especial atenção nos países em desenvolvimento. Mais uma vez, o factor do preço/baixos custos foi decisivo para a implantação do Linux no programa.

26. ESCOLAS DO INDIANA

O artigo da CRN, de 2006, indicava que em Agosto de 2008 mais de 20.000 estudantes do estado de Indiana, utilizariam Linux, através de um programa de estado para a implantação de baixo custo, e fácil gestão no local de trabalho. Após a migração, tornou-se possível ter um computador por cada aluno, uma vez que, antes da migração os custos de software, por computador, rondavam os 100 dólares, e depois pôde ser reduzido para apenas $5. Quando antes apenas 24 escolas do ensino secundário estavam informatizadas, agora 80 conseguem ter acesso fácil à tecnologia.

27. NOVELL

A Novell é uma reconhecida empresa de software e serviços, e em 2006 anunciou que estava a migrar toda a sua empresa do SO Windows para Linux, nos desktops dos funcionários. A partir de Abril de 2006, cerca de 5000 computadores tinham sido migrado para o SO open source e em Novembro a migração estaria nos 80%. Esta seria uma mudança ousada e abrangente, numa grande e estável empresa, e demorou mais de um ano para que todo o processo estivesse concluído.

28. GOOGLE

Também a Google é adepta do Linux. O cada vez maior cluster de servidores que o gigante motor de busca utiliza, trabalha com base em Linux. Mas a google não se contentou com o ‘standard’, e preparou engenheiros que inventaram uma versão personalizada do Ubuntu , o como Goobuntu. O SO Linux é usado em servidores e também internamente em desktops.

29. IBM

Além de desenvolver o seu trabalho em Linux, a IBM também o utiliza nos seus desktops e servidores. A empresa lançou um anúncio na TV, em 2006, designado “IBM Supports Linux 100%”. Talvez tenha sido a IBM que, na última década tenha contribuido mais para o crescimento da Linux, tanto a nível financeiro como de desenvolvimento.

30.PANASONIC
A gigante de electrónica Panasonic, é outra das empresas de renome que utiliza Linux para efectuar alguma das suas operações. Tal como o Serviço Postal americano, a Panasonic também migrou para Linux apenas quando o Windows NT se tornou inadequado, e quando a empresa necessitava de sistemas de correio de voz. Então, invés de pagar licenciamento do Windows NT, os programadores da empresa criaram o seu prórprio sistema baseado em Linux que incorpora tecnologia de correio de voz. Este sistema foi tão bem sucedido que acabou por substituir completamente o SO Windows que foi, desde então deixado de usar.

31. VIRGIN AMERICA

A companhia aérea dos EUA de low-cost, Virgin America, dirigida por grandes empreendedoras como Richard Branson, utiliza Linux para o entretenimento dos seus clientes durante o vôo, segundo indica a Crunch Gear. O sistema de entretenimento, designado RED, utiliza Red Hat e Fedora, escolhidos por serem estáveis e ágeis. Após quatro anos em desenvolvimento, RED passou a ser utilizado com grande sucesso.

32. CISCO
Cisco Systems, a gigantesca empresa de networking, migrou alguns servidores para Linux s, uma vez que a solução de impressão baseada no Active Directory não cumpria os requisitos pretendidos.


33. CONOCOPHILLIPS

Não são só as empresas e organizações de tecnologia, ou cidades que visam a evolução, que utilizam Linux. Também a ConocoPhilips, multinacional destinada a energias como o Petróleo e Gasolina, utiliza orgulhosamente Linux para alimentar um importantíssimo cluster de servidores destinados a explorar a terra, na esperança de encontrar novas fontes de petróleo inexplorado. O artigo da Cnet, acerca da máquina Conoco, anuncia que devido ao uso do Linux, os custos passaram a ter um décimo dos preços médios dos de um super computador convencional. O então gerente do centro tecnológico de imagem sísmica da ConocoPhillips, Alan Huffman, afirma que a máquina foi capaz de realizar 500,000 milhões de cálculos em apenas um segundo.

34. OMAHA STEAKS

Omaha Steaks, é uma pequena empresa de bifes que fez a sua migração para Linux no ano de 2001, segundo indica o Java World. A migração ajudou a empresa a expandir o seu aspecto, a integrar a informação do consumidor e proceder à redução de custos. A Omaha Steaks corria nos seus sistemas internos um AS/400 IBM, e a empresa queria que os pedidos online fossem feitos directamente para o AS/400. Assim, foi implantado um cluster da Linux nos servidores que roda no site e liga directamente ao AS/400.

35. AMAZON
A gigante empresa de ebooks, Amazon.com, admite que usa Linux em quase todos os momentos dos seus negócios, segundo indica a ZD Net. A empresa começou a utilizar Linux em 2000 para tarefas básicas, nomeadamente no sistema de banco de dados da empresa. Em 2001 a Amazon.com realizou a migração para Linux, e a ZD Net revela que esta mudança fez com que a empresa de venda de livros online poupasse cerca de 17 milhões de dólares. No ano de 2004 a Amazon.com tinha nove centros de distribuição, espanhados por todo o mundo, com um total de 4,2 milhões de metros quadrados, e tudo neles era desenvolvido e impulsionado através do Sistema Operativo Linux.

36. PEUGEOT
A gigante produtora de carros europeia, Peugeot, anunciou que em 2007 iria implantar até 20.000 cópias do Novell Linux Desktop e 2.500 cópias do Suse Linux Enterprise Server. Os representantes de IT da empresa Peugeot afirmaram estar satisfeitos com os resultados, e contentes por descobrirem o quão bem apoiado e ‘user-friendly’ o SO Linux consegue ser.

37. WIKIPEDIA

A Wikipedia, a maior e mais popular enciclopédia online, é também apoiante e utilizadora de Linux, estando a utilizar Ubuntu desde 2008, após muito tempo nas distros Red Hat e Fedora. Segundo a Ars Technica, migrar a enciclopédia online para Ubuntu faz parte de um esforço para simplificar a administração das actividades da organização dos 400 servidores ao dispor da organização. Assim esta alteração poderia ajudar a Wikipedia a aumentar a visibilidade que os servidores Linux têm no mercado, bem como a demonstrar a sua viabilidade em larga escala. Esta alteração para Ubuntu também permitiu um incremento dos poderes nos servidores, uma vez que agora, por mês, a Wikipédia consegue 10 biliões de page views.

38. BOLSA DE NOVA IORQUE

A Bolsa de Nova Iorque, ou New York Stock Exchange (NYSE), é mais uma das grandes e poderosas organizações e serviços que confia em Linux para as suas diversas operações. Segundo indica o artigo da Computer World, a organização abandonou a plataforma Windows e passou a utilizar a plataforma Linux para as suas negociações e, ao que tudo indica, fez muito bem. Segundo a Information Week a distro escolhida da NYSE para os seus serviços, foi a Red Hat Enterprise Linux, no ano de 2008.

39. BURLINGTON COAT FACTORY

A Burlington Coat Factory é uma empresa de vestuário existente em 280 lojas espahadas por 42 diferentes estados. E também a Burlington utiliza Linux nos sue centros de distribuição e nalgunas lojas novas. A empresa está a desenvolver meios para que todas as lojas tenham Linux e assim, 1.250 computadores Dell com Linux pré-instalado possam apoiar o esforço da transição feita do MS Windows para o SO Open Source.

40. RAYMOUR E FLANNIGAN
A migração da empresa de mobiliário Raymour & Flannigan para o SO Linux foi uma transformação importante para a empresa que, em 2002, mudou todos os seus servidores para Linux. Segundo indica a direcção da Raymour & Flannigan, a implantação do Linux era a solução mais fácil que outro Sistema Operativo, em 486 máquinas. No entanto, apesar de o Linux requerer alguma configuração manual, os benefícios superam, como ao nível dos baixos custos.

41. TOMMY HILFIGER
Segundo indica o artigo no Linux Journal, a empresa de moda Tommy Hilfiger escolheu uma nova estrutura para o seu negócio: e-OneGroup e Linux, no ano de 2001. Os representantes da empresa referem que esta alteração salvou, significativamente, a Tommy Hilfiger de tempo e de despesas e era a única solução comparativamente a outro sistema operativo.
42. VENDAS DA TOYOTA MOTOR

A Toyota teve um projecto piloto (de 30 exemplares) de um sistema Linux para ligar os concessionários Toyota às suas fábricas. O sistema era “um sistema de raiz baseado na Web e tinha 30 funções diferentes incluindo encomenda de peças, garantias, operações de venda e reparações”. Dado o sucesso desse projecto, a Toyota adoptou-o e fez chegar aos seus outros 1200 concessionários este sistema baseado em Linux.

43. TRAVELOCITY

A agência online de viagens Travelocity tem ao seu dispor um conjunto de servidores que trabalham com Linux. Segundo indica o artigo da Network World, a gestão da empresa ambicionava melhorar a flexibilidade e diminuir o tempo dispendido. Estas foram das principais razões para a implantação de Linux, que se mostrou a escolha mais vantajosa sobre as outra alternativas do mercado. Os gestores da empresa admitem também serem grandes fãs de sistemas open source, da partilha de propriedades, de custos e de colaboração e preferem usar software e ferramentas desenvolvidas por outras pessoas e, assim, aceder mais facilmente a essas mesmas ferramentas.

44. PLAYSTATION 3
Enquanto o Linux não vem pré-instalado na PlayStation 3, foi projectado de forma a possibilitar uma fácil instalação, e o artigo da Gamespot indicou em 2006 que a Terra Soft Solutions estava a colocar o Yellow Dog Linux 5.0 disponível para download para a PS3. Para a instalação desta distro é necessário um teclado, um cabo USB e um rato. O utilizador deverá ter o disco da PS3 particionado em duas partições, de forma a que o GameOS e Linux possam ser executados a partir do mesmo disco.

45. NETBOOKS

Também estes laptops em miniatura, designados Netbooks, que têm estado em voga nos últimos anos, são adeptos de Linux e vêm muitas vezes já com distribuições minimalistas como Xandros ou Linpus, optimizadas para funcionar de uma forma eficiente uma vez que os Netbooks são computadores com recursos limitados ao nível de espaço e preço. Apesar da grande maioria ainda ser vendido com o SO Windows instalado, eles são enviados com o Linux, e talvez seja onde mais acontece em massa, ao contrário de outros laptops.

46. ALGUNS MODELOS DELL

Nos últimos anos, essencialmente entre 2007 e 2008, distribuições Linux como Ubuntu colocaram a maior prioridade alguma vez aplicada na facilidade de utilização e nos esforços para angariar a parte do mercado detido pela Microsoft. Como consequência, grandes empresas como a Dell e outros fabricantes de PC em série, colocaram Ubuntu e outras distros Linux no pré-carregamento dos seus produtos.

47. ROBOAT ASV

O artigo da Linux Pro Magazine indica que o Roboat ASV é uma embarcação de pesquisa que se destina a recolher dados sobre a população de baleias do Pacífico e coopera com o departamento de biologia marinha da Oregon State University. Segundo o artigo, esta é uma embarcação movida pelo SO Linux. Este é um teste considerável de capacidades tecnológicas do Linux, uma vez que este género de actividade de pesquisa passou a abranger grandes áreas geográficas durante longos períodos de tempo e a baixos custos. Pode ser visto um vídeo acerca da actividade do Roboat ASV aqui.

48. IBM iDATAPLEX (CANADÁ)
O maior supercomputador do Canadá, o iDataPlex IBM, encontra-se alojado na Universidade de Toronto e é também suportado pelo SO Linux. Segundo a Globe and Mail, o custo maciço da máquina iDataPlex é de 50 milhões de dólares e tem tanto armazenamento como um depósito cheio de frigoríficos. Apresenta muitas tarefas de carácter exigente, como por exemplo, a execução de 300 triliões de cálculos por segundo, simulando o clima da Terra, daqui a 100 anos, em quatro dias e a ajudar os investigadores no estudo da radiação cósmica de fundo.

49. CERN

Já aqui tinhamos mencionado o CERN aquando a recriação do Big Bang e da questão da antigravidade. Hoje o assunto é Linux. O CERN utiliza o Scientific Linux em grande escala para aplicações de missão crítica. O Free Software Magazine indica que o SO Linux alimenta a máquina de 10 biliões de dólares, o LHC, Large Hadron Collider, responsável por fazer pesquisas subatómicas importantes. Foi também no CERN que o conhecido Tim Berners-Leeinventou o link hypertext, na década de 80, quando era funcionário da organização. O CERN corre também Linux nos seus 20.000 servidores internos.

50. ARQUIVO DA INTERNET

Este é um daqueles serviços que, provavelmente, grande parte dos internautas já usou: o WayBack Machine. É uma máquina do tempo da Internet e guarda o estado dos Websites em determinadas datas. Quem o usa está, inadvertidamente, a ser servido por centenas de servidores x86 a correr Linux.

51. ALGUNS SITES MICROSOFT

Eram só 50, sim, mas este quinquagésimo primeiro lugar é bastante especial uma vez que pertence à Microsoft. Também a gigante – senão a maior rival – da informática se rendeu à capacidade e competências do Linux. Conforme podem verificar no NetCraft, há vários sites com domínio da Microsoft a utilizar o Sistema Operativo Linux. Alguns desses sites são, por exemplo, o http://download.microsoft.com/ e o http://search.microsoft.com/.

E ficou assim completa uma compilação, não de 50, mas de 51 locais onde o Sistema Operativo Livre é o mais capaz de responder às necessidades existentes e também o que mais vantagens traz sobre outros sistemas existentes no mercado. O SO Linux conseguiu ser o preferido em importantes organizações como o CERN, o Departamento de Defesa da América, a FAA, o Parlamento Francês, o Governo Mexicano, a Google, IBM, CISCO, Wikipédia e até mesmo a própria Microsoft.

Fonte
pplware.sapo.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...